CONHEÇA ALTA FLORESTA – MT

Cidade

No início da década de 70, durante a intensa atividade seringueira na Amazônia, o empresário Ariosto da Riva adquiriu uma grande área no norte de Mato Grosso, com a intenção de instalar um novo projeto de colonização.

Abrir caminhos no meio da floresta tropical foi uma árdua missão, porém, em um processo arrojado e com a força e determinação de famílias vindas em sua maioria do sul do País, no dia 19 de maio de 1976 fundou-se a município de Alta Floresta com o propósito de ter uma economia baseada na agricultura. A emancipação político-administrativa se deu em 18 de Dezembro de 1979. O nome “Alta Floresta” foi escolhido por um concurso realizado por uma emissora de rádio da Capital, “A Voz do Oeste” e jornais cuiabanos, organizada pelo coronel José Meirelles, para a escolha do nome de uma “futura cidade”. A então professora Nelza Luci Asvolinsque Faria foi a ganhadora do concurso, que recebeu um prêmio simbólico em dinheiro, além de uma entrevista na rádio.

No entanto, com a febre do ouro, nos anos 80, a economia do município volta-se para a atividade garimpeira (Nesse período Alta Floresta chegou a ter mais de 100.000 (cem mil) habitantes, não muito tempo depois veio a sofrer um grande revés com a posterior queda do valor do metal – tal como ocorreu com muitos outros novos municípios dessa região amazônica.

Alta Floresta em números

Área8 947,069 km²
População0,01 hab./km²
Densidade733,14 hab./Km²
Altitude média283 m
IDH0,879
Fonte: IBGE – Dados de 2010

Geografia

O município de Alta Floresta possui uma área de 8 947,07 km² e está localizado no extremo norte do estado de Mato Grosso, a 830 km da capital do estado, Cuiabá. Fica a 283 metros de altitude.

O relevo do município pode ser dividido em quatro unidades geomorfológicas: 
depressão; 
interplanáltica da Amazônia Meridional;
planaltos dos Apiacás-Sucunrudi;
planalto Dissecado da Amazônia;
planaltos Residuais do Norte de Mato Grosso.

O quadro florístico no município de Alta Floresta, fundamentalmente, é constituído por Floresta ombrófila aberta e densa, Floresta estacional e Cerrado.

Educação

O município de Alta Floresta-MT possui um Campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), o mesmo foi criado no de 1992 e atualmente oferece os cursos de graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Engenharia Florestal e Bacharelado em Direito, também oferta turma única de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (turma fora de sede Campus de Alto Araguaia). O Campus de Alta Floresta também oferece dois mestrados, Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos e Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas, este Multi Campi tendo suas aulas em Alta Floresta, Cáceres e Tangará da Serra.

O município vive a expectativa de implantação de um Campus do IFMT, o terreno para a construção do Campus já foi doado, as aulas devem iniciar em local alugado pela prefeitura, o MEC vistoria área para construção do e as obras devem iniciar em breve.

A cidade também possui uma Faculdade privada, Faculdade de Alta Floresta-FAF, Faculdade de Direito de Alta Floresta-FADAF que oferece os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia, Letras/Espanhol e Turismo, além de um curso de Tecnologia em Gestão Comercial.

No município existem polos de educação à distância da UNOPAR, UNIGRAN e UNIP.

No município também existe uma unidade da Escola Técnica Estadual da SECITEC que oferta diversos cursos de nível técnico e de aperfeiçoamento.

Infraestrutura

Na área de Saúde possui 1 Hospital Regional, 4 Hospitais particulares, Clínicas particulares, vários postos de saúde, uma Policlínica, está em fase de conclusão uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Na área de segurança pública conta com um Comando de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. No varejo possui grandes supermercados, com destaque para o Del Moro Supermercados, sendo que a matriz da rede é no município. Entre lojas de móveis possui a Móveis Gazin, Rio Móveis, Romera, Martinello e City Lar, e ainda a empresa local Imperial Móveis. No setor de Materiais de Construção destaque para a Daparé Home Center, Beira Rio, Ronta Materiais para Construção e a empresa Pantera Materiais para Construção. Entre as franquias se destacam as lojas O Boticário, Água de Cheiro, L’acqua di Fiori, Localiza, Chiquinho Sorvetes, Subway, CVC Cacau Show, Lojas Americanas.

Atualmente o município conta com dois voos diário da empresa Azul para Cuiabá e outras regiões do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

TransPás Pontes e Lacerda
Ecol
Marino Madeiras
Atacadão Auto Peças
WCar
Laticineos
Metalúrgica Toledo
Geo Xingu
Ambienteais Metais
Scapinello